quarta-feira, 24 de março de 2010

Respeito ao meio ambiente e desperdício não combinam.

Produtos com partes de animais é crueldade.
E um crime ambiental.
Não os consuma.
E denuncie quem os comercializa.
IBAMA linha verde 0800 61-8080

terça-feira, 23 de março de 2010

PUG 
 Este cãozinho  charmoso, mascarado, de cara achatada, olhos saltados e cauda enroscada, pode mesmo encher a casa de alegria. Sua energia e simpatia são contagiantes. Adora correr e pular sobre as pessoas, transformando qualquer momento numa verdadeira festa. Recebe as visitas como um verdadeiro anfitrião, animado e solícito, reunindo sobre si o foco das atenções, pois é impossível resistir a tanta empolgação.
As vezes cai num sono profundo, merecido depois de tantas gracinhas.          

Por ser um cão de companhia, adora ficar junto das pessoas da casa, mas pode ser também um ótimo cão de guarda, ideal para lugares pequenos, pois é limpo e quieto e extremamente alerta com estranhos.     
Padrão Oficial  da Raça
APARÊNCIA GERAL: Quadrado e massudo, apresenta-se Multum in parvo (muita substância em pequeno volume), o que transparece em sua forma compacta. 

TALHE: - a altura e o comprimento não são comentados pelo padrão 

PESO: - ideal 6,3 e 8,1 quilos. 

PELAGEM: fina, lisa, macia, curta e brilhante. 

COR: prateado, abricó, castanho, preto; em nítido contraste com a cor da faixa preta no dorso o mais escuro possível, que se estende do occipital à raiz da cauda, e é à máscara, no focinho, nas orelhas e bochechas e o diamante na testa.  

 CABEÇA: grande, arredondada. 
CRÂNIO: sem sulco mediano. 
STOP: padrão, não comenta. 
OLHOS: muito grandes, de formato globular, escuros, brilhantes,        expressão doce e alerta. 
ORELHAS: finas, pequenas, macias como veludo. Há dois tipos:  
- Orelha em rosa, pequena, caída, dobrada para trás, exibindo a face interna.  
- Orelha em botão, caída para frente, com a ponta pousando junto ao crânio, abotoando o pavilhão auditivo e apontando para os olhos. Dá-se preferência a orelha botão. 
FOCINHO: curto, rombudo, quadrado, sem ser projetado para cima, com rugas claramente definidas. 
TRUFA: preta. 
LÁBIOS: padrão, não comenta. 
MORDEDURA: ligeiramente prognata inferior. O maxilar inferior largo; incisivos inferiores, praticamente em linha reta. 
TRONCO: curto e compacto. Linha superior reta e de nível. 
PESCOÇO: forte, grosso, levemente arqueado, bom comprimento. 
DORSO: curto e compacto. 
LOMBO: curto e forte. 
COSTELAS: bem arqueadas. 
PEITO: Largo. 
MEMBROS: ombros bem inclinados. 
ANTERIORES: muito fortes, retos, de comprimento moderado e bem ajustadas ao corpo. 
POSTERIORES: muito fortes, de comprimento moderado, joelhos bem angulados e bem ajustados ao corpo. Visto por trás, retos e paralelos. 
PATAS: ovais, com dedos separados, unhas pretas. 
CAUDA: inserção alta, enrolada em aspiral, o mais apertado possível, pousada sobre a anca, duplamente enrolada é altamente desejável. 

MOVIMENTAÇÂO: Os membros movem-se nos planos paralelos, dos ombros e corretamente direcionados para a frente. Usa os membros anteriores com decisão, com bom alcance à frente e os posteriores movendo-se livremente fazendo pleno uso da articulação do joelho. Um leve roll nos posteriores é típico na movimentação. 

FALTAS: avaliadas conforme a gravidade. 

FALTAS GRAVES: desvio lateral do maxilar, dentes ou língua aparentes, com a boca fechada, são defeitos muito graves. 

NOTA: Os machos devem apresentar os dois testículos, visivelmente normais, bem acomodados na bolsa escrotal. 
CUIDADOS ESPECIAIS
Todler's Chantaine Brut - Canil Kailas Kennel
Quando as fêmeas forem criar a atenção deve ser redobrada e o veterinário deve estar em alerta. Devido o focinho muito curto os filhotes devem nascer rápido para evitar morrerem asfixiados. É normal perder algum filhote durante o parto. 

Por sua pelagem curta não requer muitos cuidados com higiene.  Enquanto filhote um banho mensal é suficiente para a conservação da limpeza, o Pug não é um cão de cheiro forte, mas as rugas do rosto devem ser limpas com algodão embebido em água com Higiapele misturados na mesma proporção, uma vez a cada cinco ou seis dias. os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonete numa solução de álcool com algumas gotas de iodo. 

O Pug é um cão sem muita pelagem por baixo, por isso sente um certo frio se deixá-lo dormir ao relento, principalmente nas épocas de maior frio ou quando houver queda de temperatura. 

Por ter o focinho extremamente curto, sua pré-disposição a má respiração faz com que tenhamos certos cuidados com gripes e resfriados, e possam vir a trazer maiores complicações, por isso mantenha-o longe de geladeiras e jamais dê a ele nada gelado. 

Porém, mesmo no inverno, não agasa-lhe muito seu cão, ele deve ter sua resistência abalada se for colocado roupas e tirado roupas, este tira e pôe altera a temperatura do animal, e conseqüentemente sua saúde. 
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
As informações deste artigo foram fornecidas pelo Canil Kailas Kennel - propriedade de Solange Loiola - Valinhos- SP

Vamos conhecer algumas raças? Caso vcs queiram adquirir algum filhote.

BEAGLE
O Beagle é hoje uma raça muito falada, mas mal conhecida. É comum ouvirmos comentários pejorativos a seu respeito, até mesmo por veterinários e cinófilos. É um erro caracterizarmos um comportamento degenerado como sendo o padrão da raça. Quem já teve a feliz oportunidade de conviver com um Beagle "normal", sabe que esta raça possui um temperamento extremamente estável. Sempre alegre (isto não significa agitado ou excitado), sempre de bem com a vida. Jamais ouvimos falar de um Beagle que tenha mordido uma criança. Para que chegue a isto, é preciso que seja levado aos limites de sua paciência. Existem poucas raças mais dependentes de crianças do que esta.
Levados? Certamente que são. Mas este é o verdadeiro caráter de um Hound. E quem os queria de outra forma?
Temos encontrado alguns cães com alterações de comportamento. As principais razões para isto são:
1- A desinformação dos novos proprietários, que na maioria das vezes, compram seus cães baseados somente no tamanho e facilidades nos cuidados gerais. Não tendo feito uma pesquisa prévia sobre o comportamento da raça e nem obtido informações sobre o canil de onde o filhote veio.
2- O aumento desordenado da raça criada por "pseudo-criadores ", em sua maioria hábeis nos negócios, mas incapazes de respeitar as condições físicas e psicológicas de um cão.
3- Uma vez que a personalidade de um cão é influenciada tanto pelo código genético quanto pelo meio ambiente, a responsabilidade pelo equilíbrio emocional de um Beagle, começa nas mãos do criador e continua nas mãos do novo dono.
4- A meta de um bom criador é manter um programa de criação honesto, de maneira que a preservação da qualidade de seus cães se reflita não somente nas pistas de exposição, mas principalmente, nas casa onde seus exemplares irão morar. É comum ouvirmos criadores fazendo verdadeiros discursos a respeito dos pedigrees de seus cães. Porém, se o único critério de criação for a conformação anatômica, estaremos criando verdadeiros delinqüentes caninos.
É importante, portanto, que o leigo tome conhecimento de alguns fatores antes de comprar um filhote.
É preciso que o cão tenha tido respeitado pelo criador, o período de sociabilização, que começa por volta da terceira semana e se estende até aproximadamente, os 2 a 3 meses de vida. Isto significa, que o filhote só deve ser entregue ao novo dono, com no mínimo 50 dias de vida. Nesta fase, Ter contato com outros cães, com pessoas diferentes, aprender a obedecer a uma hierarquia do grupo, são experiências que farão do filhote um Beagle equilibrado na vida adulta.
os outros cães, estará criando um Beagle com pouca capacidade de manter contatos sociais normais. Se o filhote for mantido por longo período em contato com apenas uma única pessoa, isto o tornará uma cão arisco e, algumas vezes, agressivo.
É obrigação de todo criador consciente, orientar o novo proprietário quanto a forma de educar o filhote. Assim como de desestimular a sua compra, ao perceber que esta raça não é a mais indicada para aquela determinada pessoa.
Não é difícil ter um Beagle comportado e obediente, o difícil é encontrar pessoas que saibam educá-lo.
Entre suas características mais admiráveis, a principal é que a raça certamente possui cérebro. O Beagle é vivo o suficiente para ser mais astuto do que qualquer pessoa apática o bastante para permiti-lo. Possui também, muita determinação e não se intimida com facilidade. O Beagle preserva o seu forte sentido de independência. Por causa de sua força de caráter, o Beagle necessita de um adestramento inteligente e de uma condução firme. Acabará assim, reconhecendo o seu dono como o líder e o respeitará, tornando-se seu amigo mais fiel.
Não existem cães ruins- simplesmente maus proprietários.

Dicas para quem está pensando em adquirir um cão.

A primeira coisa a ser pensada é a escolha da raça.
Antes de adquirir um filhote, você precisa ter certeza da raça que melhor irá se adequar a seu temperamento, ao seu estilo de vida e ao seu orçamento familiar. Leve em conta o local em que o cão irá viver e, principalmente o tempo que terá disponível para dar atenção a ele. Além do aspecto físico, procure conhecer bem o temperamento da sua raça escolhida e os cuidados que ela exige.
Se você é do tipo "zen " não compre um Terrier mas, se pelo contrario, gosta de agitação, esqueça os cães orientais. Cães grandes precisam de espaços maiores e, um salário pequeno não sustenta um cão grande. Cães de luxo necessitam de cuidados especiais com os pêlos, o que implica em tempo e gastos. Cães de caça precisam se exercitar, ter atividades diárias. Cães de guarda também precisam de espaço e costumam ser muito ciumentos
Tenha em mente que aquela gracinha, fofinha e gorduchinha que você está comprando hoje, um dia vai se tornar um cão adulto. Jamais leve um filhote para casa, se , mesmo que por um lapso de segundo, passar por sua cabeça desfazer-se dele caso não dê certo. A aquisição de um cão deve ser responsável e definitiva.
Para saber mais sobre as raças de que gosta, leia revistas especializadas, pesquise na internet, ligue para os criadores.

Depois de escolhida a raça, o primeiro passo é visitar os canis , onde você verá ao vivo e em cores, o cão escolhido. Assim você terá a oportunidade de conversar com alguns criadores especializados e obter informações mais detalhadas sobre a raça.
O principal problema na compra de um filhote é a idoniedade do criador. Por isto é fundamental ir pessoalmente ao canil e conhecer os pais dos filhotes. Aproveite para observar as condições de higiene do local.
Não se deixe impressionar pelo conhecimento genealógico do criador. O fato dele saber de cor o pedigree dos cães, não significa que os crie bem. Muitos criadores gostam de fazer tipo, falando horas sobre as exposições de que participaram, sobre os prêmios que conquistaram, os exemplarem que importaram, etc. Outros adoram mostrar o amor que sentem pelos seus animais, e se pôem a falar sem parar sobre todas as gracinhas que eles fazem. Acione o seu bom senso. Confie naquele criador mais equilibrado, que não quer te convencer de nada e que está disposto a tirar todas as suas dúvidas..
Cabe aqui lembrar que o criador sério se dedica no máximo a três raças diferentes. Esse pessoal que diz criar diversas raças, é na verdade, comerciante de cães. Um criador idôneo jamais vai forçar a venda de um cão. Pelo contrário, ao perceber que a raça não é a indicada para você, será o primeiro a lhe dizer e, algumas vezes, sugerir outra.
Um criador que preza seu nome, nunca vai colocar seus filhotes a venda em ruas, feiras de animais e pet shops. Os filhotes vendidos nestes locais são, quase na totalidade das vezes, oriundos de acasalamentos aleatórios, onde ninguém sabe ao certo, o que se tornarão quando adultos. E, o que é mais grave : costumam dar despesas extras com veterinários, já que na maioria das vezes são vendidos contaminados com doenças parasitárias e/ou infecciosas.
Por último, depois de comprado o filhote, leve-o a um veterinário de sua confiança para a primeira consulta e vacinação. É ele quem deve lhe ensinar todos os cuidados com a saúde do cãozinho. Ao criador cabe daqui pra frente, orientar somente quanto a educação do filhote.
Dra.Marília Russi de Carvalho
CRMV-SP 3652 - Médica Veterinária
proprietária do canil Sema-Piracanjuba
www.semabeagles.com.br
Castração
Algumas pessoas se ressentem ou até se escandalizam quando os veterinários aconselham que castrem seus animais.
  MAS.....
Você já parou para olhar a quantidade de cães de rua que a cidade que você mora possui?
Você já parou para pensar na quantidade de doenças (as chamadas zoonoses) que eles podem abrigar e posteriormente transmitir aos seres humanos?
E aí? O que fazer? Agir como em Bogotá onde o prefeito mandou exterminar todos os animais encontrados soltos nas ruas?
Ou deixar a "carrocinha" pegar estes animais para levá-los para um depósito, onde a grande maioria é exterminada?
Acho que nada disso é solução !!!!
E o problema não se resume somente nos animais que já estão nas ruas.
O problema real é o aumento desta população, sendo este aumento determinado não somente pela reprodução destes animais, mas também pelo acasalamento indesejado de animais que possuem dono. Estes proprietários, não tendo conhecimento nem condição de lidar com as constantes proles (ninhadas) nascidas em sua casa, as deixam "ao Deus dará", acabando estes animais indo parar nas ruas.
Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Mas estes números provam que tentarmos reduzir a população com apreensão e eutanásia é, no mínimo, falho, além de ser um crime.
Além do método ser falho, a apreensão pode determinar a disseminação de várias doenças.
Imaginemos a situação em que o seu animal de estimação foge para um passeio na rua, sendo apreendido juntamente com outros animais, alguns dos quais, de rua. Algum destes animais errantes pode estar doente, e contaminar o seu. Quando você vai ao depósito retirar o seu animal, você pode estar levando para dentro da sua casa, para a sua rua, para o seu bairro, doenças que, por não serem usuais da região, encontrarão terreno adequado para se alastrar, contaminando toda uma população que antes não estava doente.
. a solução para estes problemas todos seria a castração
. A CASTRAÇÃO É UMA OPERAÇÃO RELATIVAMENTE SEGURA, QUANDO FEITA POR UM BOM MÉDICO VETERINÁRIO. OS ANIMAIS, GERALMENTE, SE RECUPERAM DA CASTRAÇÃO EM APROXIMADAMENTE UMA SEMANA, COM DESCONFORTO MÍNIMO.

.VANTAGENS:
- EVITAR NINHADAS NÃO DESEJADAS
Ah!, você diria: "Eu jamais colocaria uma ninhada de minha cadela / gata na rua".
. Está certo, mas o que fazer com os filhotes se ninguém os quiser? E os futuros donos, tratarão tão bem seus "netinhos" como você? Não esqueça que as vezes um filhote só é atraente enquanto é filhote, ou enquanto não destroi o sofá da casa nem faz xixi no tapete novo, ou enquanto não fica doente.
. E os machos que tem dono que fogem de casa e acabam cruzando com uma fêmea de rua? Além de aumentar a população de rua teríamos o perigo também da transmissão de doenças venéreas. Uma doença venérea muito comum nos cães é um tipo de turmor, que é maligno (câncer)
- ANIMAIS CASTRADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS
.Tanto machos comos fêmeas têm menos chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos.
. Os machos, depois de castrados, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores de testiculares.
. A castração reduz o risco da cadela ter tumor de mama. Se a cadela foi castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco dela desenvolver tumores mamários é muito reduzido. O Tumor Mamário é, normalmente, um tipo de câncer muito comum em cadelas idosas que não foram castradas. Além disso, cirurgia na fêmeas imaturas é menos propensa a complicações. A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos, que são ocorrências comuns em fêmeas não castradas.
. Com relação às fêmeas, pode ser que elas não sejam boas mães, implicando em risco para a ninhada e em trabalho extra para você. Ou ainda, ela pode precisar de auxilio de emergência durante o parto [por exemplo, uma cesariana] colocando em risco sua vida, e aumentando sua despesa.
- PASSEIOS CONTROLADOS
.Um macho que sente por perto uma fêmea cio pode demolir portas e saltar cercas e ficar vagando pelo o bairro a procura da cadela. Animais castrados fogem menos e com isso levam uma vida mais segura, sem os perigos da vida na rua, para os quais seu animal acostumado em casa, não está preparado, inclusive com o risco de ser pego pela carrocinha.
.Diminui também as brigas com cães vadios reduzindo assim, o risco de danos, infecções, atropelamentos e livrando você de altas contas no veterinário.
. Além do perigo do passeio pelas ruas, existe o risco de seu animal macho cruzar com alguma fêmea de rua, o que, sem contar com o aumento população de rua teríamos o perigo também da transmissão de doenças venéreas. Uma doença venérea muito comum nos cães é um tipo de turmor, que é maligno (câncer).
- MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
. Animais castrados são mais contentes e comportados.
. A castração precoce reduz o aborrecimento e constrangimento do machinhos ficarem "montando" nas pernas das pessoas ou na mobília.
. A castração não transformará seu cachorro em um "frouxo ", e ele nunca saberá o que está perdendo, mesmo que já tenha cruzado alguma vez. O animal não sabe bem o que é prazer, não acorda um belo dia querendo cruzar. Ele tem vontade sim, mas por um simples mecanismo hormonal; logo se tirarmos seus testículos, este estímulo hormonal desaparece, e ele não sente mais vontade de cruzar. É diferente do caso do ser humano, que se fosse castrado, sentiria a vontade mas não conseguiria; no caso do animal, esta vontade não existe após a castração
. Algumas pessoas acham que o animal ficará preguiçoso e gordo. Mas nem sempre isto ocorre. Se a castração for realizada precocemente não levará o animal à obesidade. Quando feita depois do animal adulto realmente ele ficará com uma tendência a engordar, o que pode ser controlado com uma rotina de brincadeiras e exercícios, além de não podermos deixá-lo comer demais.
. Alguns proprietários acham que por ser um cão de guarda este animal não deve ser castrado. Mas a castração não afeta os instintos naturais de um cachorro para proteger sua casa e família.
- MELHOR CONVIVÊNCIA EM CASA
. A castração resulta em uma fêmea mais limpa em casa. Todos os proprietários de fêmeas sabem como é incômodo o sangramento que ocorre no cio (aproximadamente dez dias, duas vezes ao ano). Removendo os ovários de sua cachorrinha este problema é eliminado.
. Castração precoce também ajudará ao treinamento p/ urinar no local certo, diminuindo a incidência de urina "nos cantinhos" que o macho faz por razões territoriais
- RAZÕES PARA NÃO CASTRAR
- ANIMAIS DE RAÇA, ANIMAIS COM PEDIGREE
.Um Pedigree não é uma indicação de qualidade, nem mesmo a presença de campeões no seu pedigree. Alguns animais são excelentes representantes de sua raça, mas não geram filhotes de boa qualidade. Além disto determinadas raças possuem características indesejáveis que passam para seus descendentes, não sendo aconselhável seu cruzamento. Pesquise os problemas de saúde comuns em sua raça e sugira uma avaliação de seu veterinário com relação aos defeitos genéticos que seu animal possa vir a passar para seus filhotes.
- GOSTARIA DE UM FILHOTE IGUAL AO MEU
- Mas meu cachorro (ou gato) é tão especial, eu quero um cachorrinho (ou gatinho) como ele.
. Seu cachorro ou gato pode ser um animal muito especial. Mas isso não garante a você que seus filhotes vão ser iguais a ele. Até porque temos que levar em consideração também as características do outro parceiro; não sabemos se a ninhada sairá parecida com o pai ou com a mãe.
- QUERIA QUE MINHAS CRIANÇAS VISSEM O MILAGRE DO NASCIMENTO
Até mesmo se suas crianças estiverem dispostas a verem seu animal parir - que é improvável que isso aconteça, uma vez que normalmente o parto ocorre à noite e a cadela se isola - a lição que você realmente estará ensinando é que animais podem ser gerados e descartados como uma roupa.
. Além disso, lembre-se que o parto é uma situação delicada para a cadela. Ela precisa de tranquilidade; algumas fêmeas, inclusive, ficam agressivas, não permitindo que muitas pessoas se aproximem.
. E se a sua cadela que está parindo começar a ter complicações e correr risco de vida? Isto não seria nada interessante para as crianças.
. Ao invés disso, você deveria explicar às suas crianças que o real milagre da vida é sabermos prevenir nascimentos nãs desejados, de forma que não tenhamos que arcar com conseqüências depois.

Neísa Teixeira Lourenço
Médica Veterinaria - UFF 1980
Juiz de Fora - MG

Quem ama castra

Da cruza de um pit bull saudável nascem pelo menos 12 filhotes... Esses filhotes irão precisar de um dono.
Qual será o futuro deles?
E... a história se repete...6 bebê foram vendidos...os outros, cresceram e tiveram que ser doados...
O futuro é triste!!!!
TODOS vendidos e doados sem CASTRAR! De cada um desses 12 pitt bulls, nasceram mais 12,dando um total de 144 Pit Bulls,infelizmente esses 144 Pit Bulls,tiveram o mesmo destino que seus ancestrais. E... dos 144 Pit Bulls,nasceram mais 12 filhotes de cada um,totalizando 1.728 Pit Bulls, e esses, tiveram o mesmo detino que os outros, outros e outros... UM CAOS!
É uma conta matemática!
Gente castrem seus Pitt Bulls e os que possuem outras raças também, não deixem isso ir adiante, somente doem para aqueles que vocês sabem realmente que vão cuidar e amá-los.
Existe O Centro de Zoonoze que faz esse trablho sem cobrar nada, se você não tiver certeza de que a pessoa não vai cuidar procure o CCZ e doem os filhotes já castrados.